Páginas

Mandaram-me para as Orquídeas...

Cephalanthera longifolia (L.)
 Flor-dos-rapazinhos
(Orquis italica)



Erva-do-homem-enforcado
(Aceras anthropophorum)
Ophrys tenthredinifera (Wild.)

Temos de dançar ao ritmo que a vida nos conduz, e ontem mandaram-me para as orquídeas...
O meu chefe podia ter-me mandado para "o qualquer lado", "para as urtigas", mas preferiu mandar-me PASSEAR. E em boa hora...
Ontem esteve um daqueles dias de verão, em que o sol estala na pele, a sombra refresca o espírito e o suor lava a alma! O gelado de menta sobre o petit gateu: identificar áreas de carvalho-cerquinho (Quercus lusitanica) e procurar e identificar orquídeas selvagens... É isto que o meu trabalho tem de bom! O que tem de mau? Não ser todos os dias e passar a maior parte do tempo na tortura do escritório.

As orquídeas selvagens são danadinhas... andam por ali escondidas, e de repente aparecem do nada, aos molhos, para nos regalar a vista e o espírito. Nunca tinha visto tantas orquídeas num só dia! Estão por aí parecem cogumelos, e este tempo quente e a abundância de espécies em floração está mesmo a pedir um passeio pelas terras do Sicó-Alvaiázere (Sitio de Interesse Comunitário da Rede Natura 2000) que fica aqui mesmo à porta de casa. 
"Tudo nas orquídeas gira em torno da comunicação" fartei-me de ouvir nas aborrecidas aulas de plantas vasculares e outras secas similares. Estou enfartado de saber que a beleza destas bichas, além de serem bonitas de provocar um ataque cardíaco a qualquer besouro que se esqueça de tomar os comprimidos para o pseudo-coração, é o facto a sua estratégia de polinização se alicerçar em enganar os pobres coitados dos insectos que se encarregam de espalhar os seus espermatozóides florais até aos óvulos florais, de forma a gerar assim orquídeas bebés (Não, não são as cegonhas que trazem as orquídeas bebés mas sim as abelhinhas...). É que estas plantinhas de beleza peculiar especializaram-se em simular o corpo de insectos na forma, no cheiro e, em alguns casos, até no movimento. Atraem assim os pobres bichos que pensando numa queca fortuita e gratuita acabam com um melão daqueles, que só deve apanhar quem vai ao Brasil e acaba a comer gato por lebre!

O que mais me surpreendeu nalgumas destas espécies foi o facto de as suas flores simularem quase na perfeição, imagine-se... HOMINÍDEOS!!! Acabei assim o dia, a tentar descobrir as diferentes caretas e posições dos mínimos homens, como se estivesse a passear por um mundo em miniatura... vejam se os encontram também!


11 Response to "Mandaram-me para as Orquídeas..."

gravatar
R. Says:

É, até ao momento, a única planta da minha varanda!

gravatar
Eli Says:

Achei este texto curioso. Quando o li, fui logo à procura dos pormenores de que falavas. Nunca pensei que existissem várias espécies de Orquídeas. Mas, já tinha reparado que a ideia que eu tinha de Orquídea (através de imagem) não era semelhante às que vi presencialmente.

gravatar
Ricardo Ramalho Says:

R. Grande escolha para se ter em casa...

gravatar
Ricardo Ramalho Says:

Eli,
pois, normalmente as pessoas associam as orquideas às flores que vemos nos vasos. Enormes... mas essas são todas manipuladas e resultado da mão humana. As orquideas selvagens são regra geral mais pequenas, mas muito mais bonitas e interessantes sobre todos os pontos de vista... vale a pena perder um dia só para andar pelas terras do Sicó a procurar orquídeas!!!

gravatar
Eli Says:

:)

Acredito.

Por acaso, a ideia que tinha era de Orquídeas muito delicadas, nada parecidas com as da imagem!

Nem sequer sabia que podia encontrá-las por aí, em estado selvagem!

Admito. Não percebo do assunto. Deve-se notar!

:)

gravatar
Ricardo Ramalho Says:

Também não se encontram por aí espalhadas pelos campos, aos magotes...

Só se dão em condições muito específicas, onde se conjugam factores como o clima e o solo que deve ser de natureza calcária.

Na zona centro, dos melhores locais para se encontrarem orquideas é a Serra do Sicó/Alvaiázere ou na Serra de Aire e Candeeiros!

Não se pode perceber de tudo... ;-)

gravatar
Pólo Norte Says:

Essa merda morre-me sempre nas mãos! Pfff!

gravatar
Eli Says:

Mas... eu não percebo de muitas coisas.

Acho que não ia esbarrar-me com elas, estando nessas paragens, por onde não passo!

Às vezes sinto necessidade de saber mais, admito.

Se calhar, o meu gosto para flores também não será o mais comum...

:)

gravatar
Ricardo Ramalho Says:

Pólo Norte,
As Orquideas, como todas as outras coisas necessitam de carinho e dedicação. Se já têm água, solo e sol Q.B. só pode estar a faltar uma destas duas coisas ;)

gravatar
Ricardo Ramalho Says:

Eli,

Que incomuns gostos para flores são esses?

gravatar
Eli Says:

Queres tentar adivinhar?

Enviar um comentário

I'm wondering at dreamland for the moment... will check my e-mail as soon I wake up! ;-)